terça-feira, 31 de julho de 2007

retrospectiva 2006 - por Helisson Viana

RETROSPECTIVA 2006
Por Helison Viana
Depois de Ali Babá e os quarenta ladrões, Peter Pan e a Terra do Nunca, Alice no País das Maravilhas e a lista de Lobisomens chega por fim a Retrospectiva Ourense em uma visão distorcida da realidade e ficção.
O ano inteiro de acontecimentos históricos no Planeta Terra, e da nossa querida cidade ourense, também chamada de "Terra do Contrário onde o gato faz au au".
JANEIRO – O ano começa sem muito destaque, esperança e progresso. O grande destaque desse mês é a Copa Loucos trazendo um grande público de volta as quadras. O torneio que é uma cópia brilhante da Copa da Uefa, traz personagens raríssimos, onde o destaque é o Junior do Anchieta que mais uma vez é vice-campeão.
FEVEREIRO – Nas vésperas do Carnaval shows históricos invadem o Brasil levando multidões as ruas.
Rio de Janeiro traz a lenda do rock Rolling Stones.
São Paulo apresenta a banda irlandesa U2 e os pop stars enlouquecem o Morumbi em duas apresentações históricas.
Camilo traz Conexão Nacional numa nova turnê interminável em nossa cidade.
Inspirado no Bob Sponja o carnaval de espuma sem sabão é apresentado.
MARÇO – O falso profeta Juninho, movido a álcool, é rapidamente internado após meses sem banho. Será que desta vez ele vai conseguir?
Cineastas brasileiros elegem o Bairro da Chácara como a Cidade de Deus e ganham títulos de honra ao mérito.
Pai da matéria é preso com botijão de gás e venda ilegal de gays.
ABRIL – Ronaldinho Gaúcho é eleito o melhor jogador do mundo. Seleção se prepara para a Copa do Mundo. Decidida a grande final do futebol ourense: Galácticos do "EFE" X Cidade de Deus, um duelo de gigantes.
Rodovia Fernão Dias recebe reparos e kilometros de asfalto em sua multiplicação. Praça do Zoro é asfaltada. Até hoje não sabemos o pôrque.
MAIO – Realizado o primeiro Encontro Anual da Turma dos Loucos.
Realizada a fantástica Copa de Taekwondo de nível nacional, onde o professor Denílson Ninja Ghaiden apresentou seus alunos para o combate final. Inspirado no filme Karatê Kid 3, seu aluno Henrique Ninja ghaiden consegiu o 3º lugar, usando técnicas de Bruce Lee.
Pai da matéria sai da cadeia por falta de provas.
Juninho D’Áurea escreve sua primeira carta do internato e diz estar muito bem e bastante arrependido de seus atos.
JUNHO – O dia tão esperado chega e o Flamengo da "Chacra" vence a final contra os Galácticos do "EFE". A multidão enfurecida faz guerra em nossa cidade. Camilo Eventos assina um contrato milionário com a banda Conexão Nacional até o fim da existência de nossa querida cidade. A idéia é entrar para o liro dos recordes como o evento que mais se repetiu no mundo. O recorde atual pertence ao milionário Silvio Santos com o seriado Chaves e Chapolin.
JULHO – Inspirado no filme "Senhor dos Anéis", gays ourenses que divertem nossa cidade em busca do prazer conseguem enfim fundar sua própria seita secreta chamada Sociedade do Anel. A Seita representa símbolos de maçonria e elementos eróticos fabricados a mão.
Seleção Brasileira fracassa na Copa. Michel assume a diretoria do Atlético Ourense prometendo títulos e garotas de programa.
AGOSTO – Inaugurada a nova ampliação da Metagal com o nome Alcatras, onde a fuga é impossível. A moderna firma traz de volta relíquias do passado como correntes e bolas de ferro presas aos pés de seus funcionários, na tentativa de aumentar a produção.
Festa do Polvilho traz multidões às ruas ourenses. Turistas e simpatizantes aproveitam a requintada gastronomia onde a matéria prima é nosso fantástico e único polvilho azedo. A incrível banda dos anos 80 "Biquíni Cavadão" canta o tema de campanha "Eu sou do povo, sou o Zé Ninguém".
SETEMBRO – Cansado de vertical e horizontal, Todinho ingressa no mundo da enfermagem e se diz contente.
PCC toma conta de São Paulo incendiando ônibus, delegacia de polícia e postos de gasolina. Mas a polícia ourense junto com amigos do FBI dá um show de competência prendendo o irmão da matéria em uma das operações mais arriscadas do mundo do crime.
OUTUBRO – Engenheiros da Estação da Luz iluminam o campo municipal ourense. A grande reforma ainda apresenta cobertura total das arquibancadas, vestiários com sauna e hidromassagem e uma grande drenagem no gramado usando como matéria prima esterco humano.
Acontece o grande julgamento de Suzane Richitofen e Irmãos Cravinho e eles são condenados a pena máxima. Pai da matéria volta novamente para a cadeia. Polícia ourense comemora "os da matéria estão eliminados".
NOVEMBRO – Juninho começa a freqüentar bares e botecos ourenses. Ele voltou ao normal. Começa a esperada e interminável turnê da banda Conexão Nacional com o nome "2001: uma odisséia no espaço". Gão bate recorde em doses da pinga Amélia.
DEZEMBRO – Festa do dia oito é um sucesso. A tradicional Festa do Padre traz milhoões de turistas as ruas, onde o festeiro é o polêmico Dimur, que superou as críticas pagando todas as pessoas que contribuíram para o evento. É um exemplo a ser seguido.
Mais um ano se passou na Terra do Contrário e a gente encerra a Retrospectiva com a pessoa mais procurada do ano: o dentista Pó.
Por todos os lugares só se falava nele. Quando o desespero batia lá estava ele, nas ruas escuras sempre ele, nos churrascos ele, nas salas de aula só ele, nas missas de domingo não faltava ele.
Não existia inspirador que resistia a ele. E, sendo assim a gente fica com o pensamento do ano:
"Se um dia o mundo acabou em dilúvio, a Terra do Contrário acabará em pó; e os legalay-se vão rir pra sempre".

2 comentários:

Anônimo disse...

este é figura...só nao sabia que tb era escritor...ta louco! no zoro os escritores sao os mais retardados...Fala aserio!

Anônimo disse...

Quem e o tal do pai da materia????