terça-feira, 17 de abril de 2007

O Gorpi du Quilombu

Por muito tempo, o Golpe do Quilombo, mais conhecido como "Gorpi du Quilombu" , foi um dos mais utilizados artifícios para se dar bem no Zorão. Seja no pique-pega, polícia-e-ladrão ou apenas uma Via sacra em direção ao engenho do Assis.
O "Gorpi du Quilombu" consiste em percorrer o seguinte trajeto: Casa do Tadeu - Engenho do Assis - Casa do Hermínio - Máquina do Zezé (que já foi do Zé do Janir) - Casa do Tadeu; seguindo a estrada que "contorna" estes check-points. Pode ser tanto no sentido horário quanto no anti-horário. (Também usei esta descrição só porque achei mais fácil!)
Neste trajeto sempre havia alguns atalhos ou novas rotas, onde facilmente podíamos driblar os que não conheciam o pedaço.
Servia também como rota de caçadores de rã. Hábito muito comum nos "corgos" do Quilombo.
Obviamente o engenho era parada obrigatória! A garapa era a desculpa para que pudéssemos afundar na cachaça, inocentemente servida na cuia.
Há muito também utilizado pelo nosso amigo Zé Luís, que sempre morou por lá.
Hoje sei que o desenvolvimento já está tomando conta do bairro, assim temos uma boa parte da estrada já asfaltada. Isso, eu sei, é muito bom para os moradores. Mas, não podemos negar o dedo de nostalgia que fica da estrada coberta de poeira e cascalho. (Claro que pra quem não morava lá!)
Com o advento da Turma da Malandragem, estas brincadeiras ganharam outras dimensões... mas, isto é outra história...

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já dei o Gorpi do Quilombo era o melor de todos. Eu sempre ia no ingenho tomar pinga.