segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Capitalismo Incoerente

Não ser admirado por algo, não tira o direito de ninguém de protestar. O Capitalismo é algo que me intriga muito. Não sou socialista nem demagogo, não defendo nenhuma ideologia política e nem entendo de sistema governamental, mas isto também não me tira o direito de ficar, pelo menos, intrigado.
A incoerência como este sistema funciona não condiz com algo mais importante que o bla bla bla técnico do sistema. A incoerência do Capitalismo não está condizendo com a humanidade. O Capitalismo está cruel.

- Quem será o patrocinador oficial da próxima Copa do Mundo?
- Respondeu certo quem disse Brahma...
Aristóteles e companhia devem estar se remexendo no caixão hoje. Uma empresa de cerveja vai patrocinar uma Copa do Mundo. Para ser mais claro, o álcool vai patrocinar o esporte.
- Cadê agora os ex-atletas dando palestras contra o álcool?

É incoerência ou não?

Não é loucura minha concluir isto. – Alguém pode perguntar o que o Capitalismo tem com isto?
- Primeiro, o Capitalismo é o sistema que rege economicamente toda uma nação. Segundo, uma nação não tem como viver com dois sistemas ao mesmo tempo.
O Capitalismo defende o lucro, e é ai que vejo a crueldade deste sistema.
A ética foi deixada para trás. Os conceitos naturais da vida estão sendo deturpados e vendidos. A onda do crescimento econômico foi agarrada com unhas e dentes por varias nações. Ate mesmo o Oriente está endinheirado. Justamente o precursor da espiritualidade e do desapego às coisas matérias caiu em tentação.
Não sei qual seria a melhor forma de organizar uma sociedade. Isto não é tão relevante. A forma cruel de “como as coisas estão indo” que é o mal. Não tinha necessidade de ser assim. Não precisávamos ser espectadores da falta de respeito com o ser humano apenas por dinheiro. Não é justo ver pobre ladrão na cadeia e rico ladrão até mesmo governando cidades e estados. Não é decente transformar educação, esporte, lazer, saúde, felicidade em dinheiro.
O Capitalismo está cruel. Tudo gira me torno de “money”, de “dim dim”, de “verdinha”.
Os bares de esquinas de poetas boêmios foram substituídos por shows caríssimos de “pop star” drogado. Perdeu-se a poesia.
As viagens de excursão de formatura foram substituídas por formaturas cada vez mais luxuosas e caras. Perdeu-se a amizade.
As “Tietas” e “Roque Santeiros” foram substituídas por programas vendedores de produtos de beleza. Perdeu-se a fantasia.

É incoerência ou não?

Com a busca desesperada pelo enriquecimento não há tempo para coisas simples e realmente prazerosas. Perdeu-se muita coisa com o Capitalismo. O Capitalismo não respeitou ate mesmo Deus. Na cela do Beiramar tem um monte de vaga para um monte de pastores, padres e lideres religioso, mas ninguém faz nada. E se fazem, desistem, pois se calam com os money, os dim dins e as verdinhas recebidas ( detalhe: Em Nome de Deus ).
O Capitalismo esta detonando tudo. Esta acabando com as florestas, os animais, os rios e oceanos. Esta acabando ate com a beleza das estrelas. O primeiro ônibus espacial vai cobrar um milhão na viagem de estréia.

É incoerência ou não?

Isto tudo sem falar “dos cabeças” do sistema. Os banqueiros dão 0,8% e cobram 12%.
“Se um brasileiro depositasse cem reais desde do inicio do plano real teria hoje quatrocentos reais, mas se ele devesse ao cheque especial a mesma quantia, estaria hoje com uma divida de mais de cento e quarenta mil”

É incoerência ou não?


Não vejo coisa boa no Capitalismo. É assustador, incoerente e cruel seu crescimento.


Glauco Viana

4 comentários:

luluzinha disse...

legal seu texto amor...
existe incoerencia em muito mais
coisas...Infelizmente...bjus.

luluzinha disse...

legal seu texto amor...
existe incoerencia em muito mais
coisas...Infelizmente...bjus.

Charles e Karolina disse...

Incoerência é uma expressão incoerente com o que a maioria dos Brasileiros esperam para o futuro.
Ótimo texto.Gostei desse último sobre o lucro que os banqueiros tem. Absurdo!!! Abraço!

Charles e Karolina disse...

Glauco,não encontro o e-mail do Leonardo nem o seu. manda pra mim
charleswilian@hotmail.com
Obrigado!