sábado, 19 de março de 2011

Cade nosso equilíbrio?

“Não sou do fim nem do inicio, sou do meio...” Quando algum futurista escreveu isto não imaginava como é difícil ficar no meio. Quando se pensou nisto pela primeira vez, com certeza o mundo se direcionava para o meio, para o equilíbrio. Hoje, tudo mudou. É mais fácil achar um japonês pelado procurando agulha no palheiro do que chegar ao meio, ao equilíbrio e a sensatez emocional...
O capitalismo bateu de frente com filosofias zens. Tio San briga com Buda até hoje. O Oriente exagerou na espiritualidade, mas não convenceu... O Ocidente exagerou no materialismo, mas sentiu falta de paz...
- Por que os monges não fazem compras em Dobai?
- Por que A Família Real não comem pão com mortadela?
O mundo se perdeu!
Os empresários não vêem a hora da aula de ioga acabar e os chineses estão loucos para ficarem ricos, custe poluição que custar.
O Oriente morre de inveja da riqueza dos Ocidente, e estes fazem vudú para religiosidade do Oriente...mas, mas, mas nem um dos dois sabem quem está certo – eles estão perdidos. Estamos perdidos!
O equilíbrio virou uma qualidade. Uma virtude – Tão impossível é alcançá-la.
Sessões de acunputura. Heike. Terapia dos cristais. Florais. Análise X Bolsa de Valores.Miami.Lojas de diamantes.Bacanais. A disputa é em vão...
Ninguém está certo. Ninguém sabe a verdade, simplesmente por ela não existir. O equilíbrio é muito mais vasto que esta disputa inútil. Sua imensidão se teve na intensidade do amor próprio juntamente na convicção que precisamos viver em harmonia.
Apenas Harmonia e Amor próprio.
Isto basta!
O equilíbrio, como o próprio nome diz, traduz espiritualmente paz e concretamente raciocínio.
Podemos ser zen, mas sem este papo de largar tudo e se mudar para São Tomé! Isto não é real...só a base de entorpecentes isto seria prazeroso.
Podemos querer crescer na vida, mas não há necessidade de prejudicar ninguém. Quando você faz mal a alguém, involuntariamente você sofre com isto. E sofrimento tira a harmonia. - Você foi desclassificado... A harmonia é o primeiro pré requisito para o equilíbrio.

Chega de blá blaá blaaá....

- Mas cadê então nosso equilíbrio?

- Por que é difícil chegar a ele?
SIMPLESMENTE pelo fato que estamos perdidos. Fomos iludidos por tudo que é tipo de instituições. Cegaram-nos. E tudo estava na ponta do nosso nariz. Bem no meio do nariz.
- Por que será que os churrascos dos empregados são mais animados do que dos patrões?
- Por que será que as pessoas que mais admiramos são as mais sensatas?
- Por que será que os consultórios de psicanalistas estão cheio de madames e porque os mendigos estão se matando cada vez mais?
Algumas pessoas já chegaram ao equilíbrio, sem mesmo saber o que é isto, mas chegaram...

E a maioria?

O que falta?




Glauco Viana.

Nenhum comentário: