sábado, 18 de junho de 2011

Eu quero saber





Eu quero saber

Eu quero saber…Podem me criticar, mas minha ânsia por conhecimento ninguém pode tirar.
Eu quero saber tudo.
Eu quero saber, sobretudo, o que aconteceu com o mundo.
Eu não queria um mundo deste.

Eu nunca concordei com guerra, nunca apreciei lutas e discussões.

Eu quero saber por que as instituições roubam. Ate instituição de caridade rouba.
Eu quero saber onde está o Deus que todo “dito religioso” fala em nome dele. (hoje ate cachorro fala em nome de Deus).
Eu quero aquele Deus das minhas inocentes orações de crianças.
Eu quero o mundo da época que eu era criança.
Isto não é querer o passado, e sim minha inocência de volta.

Eu quero aquele mundo onde era bom ser inocente, hoje isto é um suicídio.

Eu quero sair nas ruas para poder apoiar um político que eu acredite novamente... hoje acredito mais na estatua do Major do que em politicos.

Eu quero poder viajar para São Paulo sem medo da violência.
Eu quero as pessoas se abraçando, se respeitando, se elogiando...
Eu quero tanta coisa boa para este mundo!

Eu quero aqueles churrascos na casa do Pó de volta.
Eu quero dar voltas na praça de novo,
Eu queria o Anderson, a Carol, o Gel, o meu pai de volta.
Eu quero meus irmãos mais felizes com tudo que tem.
Eu quero minha mãe feliz na sua solidão.
Eu quero a tubaína quente do bar do Dorgao.
Eu quero minha infância de volta...Só para tentar fazer diferente.

Eu quero um mundo diferente, igual que era, mas sei que não poderei ter.
Eu quero, mas não terei....então escreverei
Escreverei até me conformar.
Escreverei ate não querer saber mais nada.
Escreverei para gritar que tudo que vejo não pode ser coisa apenas da minha cabeça.
Escreverei para tentar saber de tudo, mesmo que desista, mas tentarei


Eu quero saber por que o homem destruiu a natureza.
Eu quero saber por que preferimos a imbecilidade a que a cordialidade.
Eu quero saber por que os filhos da puta dos políticos roubam descaradamente mesmo sabendo que sabemos de tudo.
Eu quero saber por que a policia mata, se ela ganha para proteger.
Eu quero saber por que a televisão prefere emburrecer a esclarecer.
Eu quero saber por que já existem mais computadores do que livros.
Eu quero saber por que inúmeras pessoas da minha cidade ainda estão brigando para defender gente que não presta.

Eu quero saber por que ninguém mais foi acampar na Serra Grande?

Eu quero saber por que estão falando tanto de mim.
Eu quero saber por que não respeitam a felicidade dos outros, inclusive a minha.

Eu quero saber para onde vai o dinheiro do dizimo.
Escreverei infinitamente ate saber disto

Eu quero saber por que existe crime passional.
Eu quero saber por que o homem adora sangue.
Eu quero saber quem inventou a corrupção. (Primeira opção: Ouros!)

EU quero saber para que fazer os outros sofrerem?
Por que não praticam o amor?
A Paz?
O beijo?
O sexo apaixonado?
O prazer do abraço, da solidariedade, da boa companhia, das igrejas cheias de boas intenções?

Escreverei para saber de tudo.
Escreverei para saber o que querem meus verdadeiros amigos. (Adoro escrever sobre meus amigos, principalmente os ourenses.)


Eu quero saber por que este mundo está me trazendo tanta insatisfação.
.....
......
.......
.......
Mas como adoro escrever sobre os amigos, chamo meus amigos para escrever comigo e também querer saber de tudo....E principalmente, tentar mudar este mundo!!!


Glauco Viana

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto Glauco. Tem muita coisa aí que podemos mudar ou voltar a fazer, Abraços!