sábado, 22 de agosto de 2009

Hoje acordei com saudades

Hoje acordei com saudades de mim, da infância, do papai, da mamãe, dos amigos, dos amores...
Acordei com saudades do passado, pois a crueldade do presente me assusta.
Com saudades dos pássaros na Praça do Zoro e dos amigos na mesma praça.
Acordei com falta da graça contagiantes dos contadores de piadas nos bares da Chácara.
Com saudades dos anões do Quilombo.
Acordei querendo encontrar o papai escondido no BNH e querendo ver a mamãe na igreja não conseguindo joelhar.
Acordei lembrando do eterno Papai Noel da Loja do Manoel.
Das eternas lorotas no Bar do tio Rubinho e no Açougue do Tio Daniel.
Acordei com saudades da Bíblia da Dona Áurea.
Da Bíblia do Padre Geraldinho.
Das filosofias do Maurílio e dos contos do Tarcísio no bar do Zizinho.
Saudades da cara brava do Gallo.
Das partidas de buracão na casa da Tônia, da Mariana do Benê e da Marisa da Zenaide.
Saudades da bicicleta amarela da Marisa da Zenaide.
Dos gingados da Lena Rosa,
Das pulseras coloridas da Efigênia,
Das equações do Cassiano... Dos discursos do Net... Do Barros com suas inúmeras prosas.
Hoje acordei com saudades de uma cidade coração.
Cidade emoção
Bebedeiras
Risadas
Brigas engraçadas e sentimentos embaraçados.
Saudades do meu primeiro poema,
Dos primeiros incisivos centrais,
Da minha primeira transa no Grupão com espiões nas laterais.
Saudades do Bar do Dorgão.
Dos gritos do Nelsinho da Dora no domingo bem cedo.
Das irritantes musiquinhas da igreja também no domingo cedo e depois o PT reclamando delas.
Hoje acordei com lembranças das peripécias inteligentíssimas do Leonardo da Mariana.
Acordei com a boca seca por causa do doce de figo da Tia Tê,
E com uma ânsia pelo misto quente da Rosana.
Saudades da Sorveteria da Nívea, do Boa tarde da Minga, da modernidade da Manzuca e da disponibilidade da Neusa do Ico.
Acordei com vontade de não acordar.
Hoje deveria não sair da cama e só sonhar comigo há 20, 15,10 anos atrás.
Lembrei da minha casa...dos meus sobrinhos quando nasceram...das discussões do Au com a Céa...Dos gritos da Marta e da Viviane....da Saudades do Diego...
Acordei querendo ir tirar leite com o Rômulo...
Acordei com a fumaça do cigarro da Tia Vandinha
Com recordações da Tia Quezinha.
Hoje deveria ficar na cama, mas hoje não é lembrança...é real.
Hoje não tem mais as partidas de bet no parquinho.
Não tem mais a breguisse da Katiany.
As maluquisses do Juninho da áurea.
As canções de Oswaldo Montenegro tomando pinga com coca na casa do Carlinhos.
Hoje não posso mais assistir Chaves com a vó do Juninho do Gonazaga.
Hoje a Alexandra não mora mais no Brasil.
O Jorge Miano não mia mais, e nem anuncia quem morreu.
O Zaqueu não foge mais
O Gordo não chora mais
As fraudas dos meus sobrinhos não fedem mais
Hoje só existe a triste realidade...
Hoje tudo morreu, pois tinha que acontecer para virar lembrança, esperança, saudades... Eternas saudades... Mais eternas que o abraço da minha mãe que muito me faz falta.
Glauco Viana

4 comentários:

luluzinha disse...

Nossa!!!Chorei muito ao ler esse texto...Achei muito triste.....
Não consigo escrever mais......

luluzinha disse...

Mesmo que eu tenha achado esse texto muito triste e que me fez chorar muito,eu ainda digo que,a saudade é a prova de que tudo aquilo que se viveu,valeu a pena..

Leonardo disse...

Por essas e outras que cada dia te admiro mais.

Continue sempre compartilhando esta mistura de sentimentos, pois assim, de alguma forma, podemos viajar nos acontecimentos que devem ser lembrados para sempre.

Obrigado pela sua generosidade...

Unknown disse...

valeu luluzinha ( 'e um paciente minha) e leo....