segunda-feira, 13 de abril de 2009

AMIZADE MODERNA

O mundo se modernizou e os sentimentos fluíram na mesma direção. O amor hoje tem outro cheiro, o carinho outra forma, a raiva outras artimanhas, e a amizade, outro valor.
Não dá para arriscar toda esta mudança na globalização, mas é um assunto que merece um espaço.
O que realmente se percebe é que todos os sentimentos seguiram uma linha não prevista. Disse: não prevista, mas aceita. O costume com o desenfreado crescimento fez uma reviravolta na intensidade e maneiras de amar, de ser pai, de ser irmão e de ser amigo.
A amizade foi a grande vítima deste processo todo. Ela se perdeu e está “perdendo a graça”. Talvez os “MSN”, Ipodes, celulares contribuíram para esta troca de papéis, mas o "buraco é mais embaixo". A amizade moderna não se apresenta mais como verdadeira, pois está perdendo aliados importantes como a confianca, o respeito, a naturalidade.
Hoje você não visita mais seu amigo de infância porque é aniversário do seu chefe. Você não vai dar um abraço no seu velho amigo que está internado porque o patrão de sua esposa vai promovê-la e terá uma festa.
Não digo que a amizade está falsa, ela está sendo capitalizada, globalizada, e porque não, banalizada.
Traição também é algo muito presente nas baladas, viagens de turma, blocos de carnavais ou até rodas de pagodes. O ser humano foi levado pelo tsuname anti-ético e trai na mesma “cara de pau” com que rouba a esposa do melhor amigo.
Moralmente ou não a traição faz parte do cotidiano cada vez mais cedo. As gerações atuais chegam ao mundo aprendendo a lutar pela vida usando “um jeitinho” de sempre passar a perna no semelhante. Talvez isto explica o sucesso dos vídeos games e o fracasso e esquecimento do pega-pega, esconde-esconde, salada mista, pimbolin...
A nova geração chega também mais agressiva. O uso precoce e moderno de drogas se reflete na frieza com que as amizades são construídas. Acontece que amizade é um sentimento racional...”Os manos” ainda não entenderam isto!
O mundo moderno está repleto de coisas erradas (se é que sei o que é certo), e a amizade segue o mesmo percurso.
É momento de reavaliar se tudo está ligado num mesmo processo. Pais, professores, amigos e inimigos não podem esperar para acreditar, o fato é verdadeiro. A realidade prova um crescimento tecnológico, industrial, comercial...e “diabo a quatro”... O que não deve ser permitido é uma desaceleração emocional de como amar seus amigos.


Glauco Viana

6 comentários:

Anônimo disse...

Vc passou o texto por um revisor ou estava são quando escreveu. Parabéns!!

Leonardo disse...

Diz a velha e boa gramática: devemos usar o ponto de interrogação "?" ao final de uma sentença, sempre que quisermos transmitir a ideia de um questionamento ou pergunta.

Anônimo disse...

nao entendi...........esta tao mal escrito assim...........desculpa ai monica do oswaldo........

gRaucU Viannnna

Leonardo disse...

Por favor, caro anônimo, não fique nervoso. Não estou me referindo ao texto do Dr. Glauco e sim o seu comentário!

A primeira sentença é ambígua, deixando uma dupla interpretação: é uma afirmativa ou uma pergunta?

Gosto deste estilo "machadiano" de deixar uma dúvida no ar, mas não pude me calar ante a oportunidade de aprendermos juntos.

Anônimo disse...

Realmente........
ja tava me desligando do site por nao apresentar um estilo "monica do oswaldo" ao escrever ou estilo "verdinho" ao me expressar.

Glauco Viana

Leonardo disse...

KKKKKKK!