quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Admiro a burrice, pois ela é eterna"

Não me lembro quem fraseou este pensamento, mas vem se encaixar muito bem na realidade do nosso velho Zorão.
Ultimamente percebo uma desagregação moral no mundo, e porque não, em Ouros também. Vários fatos me levam a pensar na minha cidade de uma forma mais racional, mesmo sabendo que em Ouros a emoção sempre fala mais alto.
Creio que isto é um erro, pois nossa cidade não cresce nem industrialmente, muito menos culturalmente... “Viver só embalado pela emoção não é nada sadio”.
Infelizmente nossa cidade se afunda num ódio eterno. A inveja e a fofoca cada vez mais criam forças; forças estas sustentadas por vagabundos que vivem delas.
Não sei dizer se apenas as discórdias políticas favoreceram esta decadência, mas tem sua culpa sim. Ouros ultimamente foi invadida por “fantasmas” trazidos por políticos que nunca amaram nossa cidade. Amaram apenas os impostos... É só usar a internet e perceber.
Dica: digite o nome de qualquer político da cidade no Google e entenderão o que estou dizendo.
Dica dois: não se assustem com a listra de processos judiciários dos mesmos.
Isolando ou não a parte política, vamos reparar na estrutura da cidade.
- A saúde anda bem? – Tenho certeza que não.
- O esporte tem incentivo? – O crescimento de usuários de drogas denuncia que não. As prefeituras que investem em esportes têm menor número de cidadãos usuários de drogas. (isto é estatístico)
- A educação ganha prêmios? – Faz muito tempo que não. Cachoeira de Minas foi premiada pelo ótimo resultado no último provão do ensino fundamental. E para exemplificar com lembranças, vamos lembrar-nos de quando minha Irma Mauricéa e a Rosely do Didi cansaram de serem premiadas pelo bom desempenho como diretoras escolar.
- E a estrutura dos prédios? – No grupão não dá nem para ir transar mais, tanto o descaso.
- E a segurança? – O crescente número de crimes com facadas provam que a segurança está uma merda.
- E o laser? – Ainda bem que tem o bom humor dos ourenses para nos divertir.
É muito triste ver minha cidade seguir este caminho, pois mesmo sendo totalmente contra os salameiros, acredito que a culpa pode ser de todos nós.
A paz em Ouros está indo embora e “a burrice tornado-se eterna”. Apenas tenho este diagnóstico: PURA BURRICE.
Está na hora (não é discurso político) de respirar mais tranqüilo. De rir mais. De abraçar mais. De pular mais carnaval, beber até cair, de brigar apenas nos campeonatos de invernos, de cumprimentar capivaras e salameiros, de convidar o vizinho para seu aniversário mesmo sabendo que ele pensa diferente de você, de ajudar a APAE crescer, de comer pastel no Jaime mesmo não sendo salameiro, de não invejar o carro novo que tal fulano comprou, de não criticar a roupa brega dos que moram em bairros mais pobres... De ter vontade de passear em Ouros.
É momento de refletir para onde queremos levar nossa cidade, pois se continuar assim “a burrice completará 347 ou 1234 anos”... Fica ao gosto de vocês!
Glauco Viana

8 comentários:

Alexander disse...

Parabéns pelo artigo, concordo com você. Não sei se você percebe, mas quando vemos de fora e comentamos estes assuntos com pessoas que estão lá, principalmente as fanáticas politicas, como eu e você eramos, elas dizem que perdemos o amor pela cidade. Na verdade é justamente o contrário, apezar de um pouco ausente, meu amor pela terrinha inegável.

Alexander disse...

Tive uma idéia para colocar no blog. É o "Que fim levou?". Funcionaria assim, alguém postaria perguntando onde está algum Ourense ausente e então outra pessoas que saiba o paradeiro dá a ficha, onde está, o que está fazendo etc, etc. Se alguém tiver uma idéia melhor para o nome é só sugerir. Que tal?

Unknown disse...

Gostei sim da idéia.....poderia começar com a Rosaninha do Miltinho...puts!!! faz anos que não a vejo.........hehheheheh

Leonardo disse...

Concordo!!!

Unknown disse...

onde est'a o ZAQUEU?

maldade.........

saudades do meu veio!!!!!!1

anonimo disse...

Gosteido atigo econcordo em varios fatos, mas gostaria de informar que o prêmio ganho por Cachueira de Minas foi comprado, qualquel prefeitura que se dispusece a pagar o ganharia. Ouros se encontra entre o 10 melhores municipios de Minas Gerais em Educação, houve muita melhora e acredito que mais ainda estão por vir, independente partido político esteja no poder.

anonimo disse...

Lembrando ainda da nossa nova escola Maria José Rosa, situada no bairro do BNH (Bairro Cachoeirinha) é considerada uma escola modelo em nossa região. Já foi visitada pela RSE de Itajubá e de Poços de Caldas de quem recebeu vários elogios pela gestão em metas implantada na escola pela sua direção. Além destas visitas que são ligadas a educação, frequentemente recebemos em nossa escola representantes de algumas indústrias e importantes políticos (como nosso Vice Governador Antônio Anastasia)que ficam encantados com o período integral oferecido às crianças de 3 à 12 anos.
Eu como Professora, cidadã ourense e residente em nossa cidade, e acima de tudo mãe de um aluno, convido o autor deste artigo para visitar nossa escola Professora Maria José Rosa e as demais escolas para verificar o quanto anda mal enformado sobre a educação de Conceição dos Ouros.
"Admiro a burrice, mas admiro ainda mais a coragem daquele que se diz saber mas no fundo é um leigo".

Anônimo disse...

Nao havia visto este comentario, e agradeco pelas informacoes. Infelizmente a politica nos sega de algumas verdades.
Desculpe ter sido leigo.......

COm certeza irei visitar esta escola....
glauco viana