sábado, 25 de outubro de 2008

BEM FEITO PARA O CAPITALISMO

Em 1929 o mundo assistiu a quebra da bolsa de Nova York. Setenta e nove anos depois a história se repete, agora numa quinta feira. Isto, é lógico, não tem importância. Nem mesmo cronologia, macumba, filosofia ou estatística será suficiente para salvar a quebradeira do capitalismo. Não apenas quebradeira financeira, mas sim social emocional e principalmente quebradeira de credibilidade.
Não funciona mais consumir, consumir, consumir se o mundo já conseguiu entender que a felicidade não está em títulos, moedas, carros cada vez mais luxuosos, roupa cada vez mais cara, salário cada vez mais injusto; sem contar com o aumento da fome, da violência, das brigas políticas, das guerras religiosas etc. A simplicidade da vida não encontra espaço neste capitalismo exacerbado. A felicidade não está no que consumimos e sim em quem somos... Isto é fato.
O mundo não quer saber se a bolsa de valores vai cair ou não, mais necessário e importante que isto seja. O mundo está cansado de blábláblá. Está cansado de ver a minoria receber a maior parte. Está cansado de assistir o crescimento desenfreado do capitalismo, onde este compra tudo e todos. Comprou religião, futebol, arte, saúde, amor... O mundo está cansado disto.
Talvez seja um reflexo. Uma onda de energia negativa. Um trabalho muito bem feito no terreiro do Pai Nhonhô. A quebradeira com certeza tem explicação, mas acredito que seja sim uma decadência tardia de um sistema que deixou de lado pessoas, e as trocaram por moedas, muitas moedas. O sistema pode durar muito ainda, mas o segundo sinal de decadência acaba de ser alarmado. O mundo já tem dois motivos para entender que o capitalismo precisa de reformulação ou, porque não, de extinção.

Glauco Viana

Um comentário:

Anônimo disse...

NAO SEI SE ESTE ESCRITOR OU LOUCO...OU OUTRA COISA....

E UM MISTERIO