terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Saúde bucal: "Segredos Que o Seu Dentista Jamais Diria a Você"

Você usa o fio dental com a mesma frequência com que troca de colchão? Passa mais tempo pondo pasta na escova do que escovando os dentes? Dentistas percebem essas coisas. E também sabem de antemão quando você insiste em pedir um tratamento cujo resultado final não vai ser o que você esperava. 27 dentistas de todo o país nos contam agora o que realmente pensam quando examinam os nossos dentes. O que saiu da boca desses profissionais, notem ,vai mudar o modo como você trata a sua.

São 50 mas aqui vai aguns bem curiosos:

1º-Ninguém entende!

>> Algumas pessoas muito instruídas acham que, se nada na boca dói, tudo vai bem. O colesterol alto também não dói, mas é um baita problema. Acho que a população em geral não compreende que a boca faz parte do corpo.

Raul Feres Montealto Filho, cirurgião-dentista, Niterói (RJ)

2º->> Se suas mãos sangrarem na hora de lavar, você corre para o médico. Mas, se o mesmo ocorrer na gengiva, a maioria das pessoas acha normal. A menos que se esteja forçando demais a escovação, gengiva sangrando é doença periodontal e ponto final.

Edgard Belladonna, cirurgião-dentista, Niterói (RJ)

3º- >> A quem me pergunta se é necessário passar o fio dental em todos os dentes, eu costumo responder que não. Só devemos passar o fio dental nos dentes que queremos conservar!

Sarina Maliki, cirurgiã-dentista, Rio de Janeiro (RJ)

4º->> Quando conhecemos alguém, a primeira coisa que notamos são os olhos. A segunda são os dentes e a terceira é o cabelo. Mas todos gastam muito mais dinheiro com o cabelo do que com os dentes. Parece haver uma inversão de valores quanto à saúde bucal.

Luciana Blanco


5º->> Existem pessoas que deixam a escova destampada sobre a pia. Mas, ao darem descarga, estão contaminando a escova com coliformes fecais. O ideal é guardá-la no armário ou na gaveta, ou usar um protetor. Se ficar exposta, faça a higienização colocando a escova de molho em solução com clorexidina.

Fernanda Oliveira de Paula

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens pela postagem......


Realmente o desinteresse pela saúde bucal ainda é um caso sério...